Na manhã desta quinta-feira (27), a Polícia Civil deflagrou a 2ª fase da Operação Impuratus, em Guia Lopes da Laguna, município a 231 quilômetros de Campo Grande, do qual foram fechadas bocas de fumo e houve a prisão de sete traficantes.
Segundo informações policiais, foram cumpridos oito mandados de busca e apreensão domiciliar, além de outros quatro mandados de prisão. Outros três indivíduos foram presos em flagrante delito por tráfico de drogas, junto com duas adolescentes que também praticavam o mesmo ato criminoso.
Nos mandados, foram encontrados e confiscados diversas porções de maconha, cocaína e crack, do qual já estavam embaladas e prontas para venda. Ademais, arma de fogo e munições na residência de um dos criminosos também foram apreendidas.
Agora, os sete indivíduos serão encaminhados à sede da Polícia Penal em Jardim (Estabelecimento Prisional Máximo Romero), onde permanecerão à disposição da Justiça.
Ao todo, esta ação envolveu a participação de mais de 40 policiais civis e militares. Ela faz parte da macrooperação Codesul, que tem como foco “intensificar o combate ao crime organizado e garantir a segurança nas fronteiras e divisas estaduais durante o período que antecede o Carnaval”.
1ª FASE
A 1ª fase da Operação Impuratus aconteceu no dia 31 de março do ano passado, também em Guia Lopes da Laguna. Na ocasião, 12 mandados de busca e apreensão domiciliares foram cumpridos, além de quatro prisões em flagrante delito nos endereços onde os mandados foram exercidos.
Desses quatro indivíduos, dois eram um casal, que foi preso por tráfico de drogas. Já um terceiro elemento foi preso por tráfico, associação e corrupção de menores. Já o último foi preso pelo crime de estupro de vulnerável, conjunção carnal e outros ato libidinosos com uma menina de 11 anos.
Acerca de objetos e drogas, foram apreendidos uma balança de precisão – comumente usada no mundo do tráfico -, porções de maconha embaladas e diversos aparelhos eletrônicos. Os itens e indíviduos presos foram encaminhados à sede da Polícia Penal em Jardim.
NÚMEROS/2025
Segundo dados da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), 68 toneladas de maconha foram apreendidas em Mato Grosso do Sul em 2025, com fevereiro sendo responsável por 47% desse total.
Sobre a cocaína, 3 toneladas foram apreendidas no estado neste ano, isso em 308 ocorrências. Outras drogas, como é o caso do skunk, foram confiscados 70 kg, sendo apenas 0,5 kg em fevereiro.